O professor tem um papel
fundamental para despertar o interesse das crianças pela matemática.
Mas a matemática que queremos
mostrar não é aquela que muitos de nós vivenciamos nas escolas tradicionais...
Falamos de uma matemática que desperte interesse e curiosidade.
A criança, para entender, precisa
vivenciar.... e na matemática vivenciar quer dizer “mexer” com as quantidades e
entendê-las.
É preciso escrever os números de
maneira interpretada.
O professor precisa estimular e
propor atividades que levem a criança a pensar não somente no número de maneira
simbólica, mas sim nele como representação de quantidades, e a partir daí
propor desafios que façam parte do seu cotidiano para alcançar um melhor entendimento.
Os jogos, brincadeiras e o uso de
materiais pedagógicos como o ábaco, material dourado, tangran entre outros,
proporciona uma aula de matemática mais prazerosa e com resultados
significativos, pois a criança deixa de pensar nas hipóteses e passa a
experimentar os números de maneira concreta.
Para Pensar:
Quais as ferramentas que nós
professores podemos utilizar para que a criança realmente entenda e aplique os
conceitos matemáticos?
Saiba mais em:
0 comentários:
Postar um comentário