Home O Blog Maio Abril Março

Sugestão de aula para o 5º ano


   Tempo estimado: 2 aulas

   Introdução do conceito de divisão com dois números na chave;
   Noções de unidade, dezena e centena com leitura e escrita por extenso dos numerais.

   Iniciar com uma situação problema, exemplo:

"Uma doceria fabrica 180 tortas por dia e as entrega a cada uma de suas 15 filiais de modo que todas recebam a mesma quantidade de tortas. Quantas tortas cada filial recebe?

   Propor a resolução do problema fazendo desenhos na lousa, demonstrando a distribuição das tortas para cada filial;

   Depois utilizar a adição, estimando uma quantidade para cada uma das filiais. Experimentar uma quantidade (quociente) hipotética, repetindo-a 15 vezes e ajustar esta quantidade conforme o resultado obtido. Embora não seja um procedimento comum é possível também somar o 15 até chegar ao 180 e depois contar quantos "quinzes" somou;

    E para finalizar: fazer aproximações multiplicativas, buscando um número que multiplicado por 15 de 180, compondo progressivamente o quociente. Por exemplo, se forem 10 tortas para cada filial são 150, faltam 30, então são mais duas tortas para cada filial. 

   Solicitar aos alunos a escrita por extenso dos numerais e a leitura para se apropriarem das diferenças de fala e proporcionar a escrita correta.


JOGO NUNCA DEZ



   Grupo: 4 a 5 alunos
   Cada grupo recebe dois dados e o Material Dourado. Cada participante lança os dados e soma os números que surgiram, anotando-os em uma folha. Quando chegar no número dez, o grupo deverá trocar as pecinhas de unidade pela barra de dezena. Quando chegar ao número cem, trocar pela placa de centena. 
   Vence o grupo que alcançar a placa de centena primeiro.



Para Pensar:

Como contribuir para um melhor aprendizado dos alunos utilizando jogos pedagógicos.


Saiba mais em:

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Tecendo fios do ensinar e do aprender
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cármen Lucia Brancaglion Passo


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário