Tempo estimado: 2
aulas
Introdução do conceito de divisão com dois números na chave;
Noções de unidade, dezena e centena com leitura e escrita
por extenso dos numerais.
Iniciar com uma situação problema, exemplo:
"Uma doceria
fabrica 180 tortas por dia e as entrega a cada uma de suas 15 filiais de modo
que todas recebam a mesma quantidade de tortas. Quantas tortas cada filial
recebe?
Propor a resolução do problema fazendo
desenhos na lousa, demonstrando a distribuição das tortas para cada filial;
Depois utilizar a adição, estimando uma
quantidade para cada uma das filiais. Experimentar uma quantidade (quociente)
hipotética, repetindo-a 15 vezes e ajustar esta quantidade conforme o
resultado obtido. Embora não seja um procedimento comum é possível também somar
o 15 até chegar ao 180 e depois contar quantos "quinzes" somou;
E para finalizar: fazer aproximações multiplicativas, buscando um número que
multiplicado por 15 de 180, compondo progressivamente o quociente. Por exemplo,
se forem 10 tortas para cada filial são 150, faltam 30, então são mais duas
tortas para cada filial.
Solicitar aos alunos a escrita por extenso dos numerais e a
leitura para se apropriarem das diferenças de fala e proporcionar a escrita
correta.
JOGO NUNCA DEZ
Grupo: 4 a 5 alunos
Cada grupo recebe dois dados e o Material Dourado. Cada participante lança os dados e soma os números que surgiram, anotando-os em uma folha. Quando chegar no número dez, o grupo deverá trocar as pecinhas de unidade pela barra de dezena. Quando chegar ao número cem, trocar pela placa de centena.
Vence o grupo que alcançar a placa de centena primeiro.
Para Pensar:
Como contribuir para um melhor aprendizado dos alunos utilizando jogos pedagógicos.
Saiba mais em:
A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Tecendo fios do ensinar e do aprender
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cármen Lucia Brancaglion Passo
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