Atividade para o 1° Ano
Material: dinheiro de brincadeira, palito de sorvete ou botões, caixinhas de sucos, potinhos de danone, frutas de brincadeira, etc.
Situação problema:
1- Ana foi ao supermercado e comprou um suco que custava R$2,00, uma maçã que custava R$ 1,00 e um danone no valor R$ 4,00. Quanto Ana pagou pela compra?
- Ana levou uma nota de R$ 10,00 para efetuar o pagamento. Quanto Ana deve receber de troco?
Intervenções do Professor:
- Apresentar o dinheiro e explicar a quantidade respectiva de cada cédula;
- Discutir o que podemos comprar, propondo que a sala de aula vire um supermercado e distribuir para cada aluno uma determinada quantia de dinheiro para gastar;
- Distribuir as cédulas;
- Explicar as situações problemas e aplicá-las se necessário, com o auxílio de palitos ou botões para realizar a adição ou a subtração.
Atividades para 4° Ano
Material: Embalagens de alimentos diversos com instruções de composição do alimento.
Situação problema:
1- Marcos pesa 50 kg e precisa emagrecer 10 kg. Qual será o peso que Marcos deverá alcançar?
2-Paulo ingeriu 30 calorias diárias durante 7 dias. Quantas calorias Paulo ingeriu no total?
Intervenções do Professor:
- Ler os rótulos das embalagens que os alunos trouxeram, focando nas informações nutricionais e discutindo quais alimentos tem mais ou menos calorias;
-Perguntar aos alunos, quais alimentos poderiam ser reduzidos da alimentação diária para que Marcos e Paulo consigam perder peso;
- Auxiliar os alunos na resolução dos problemas, relembrando por exemplo a conversão de medida (kg e g);
- Explicar para os alunos que na situação problema 2, o resultado pode ser alcançado realizando tanto a adição quanto a multiplicação.
0 comentários:
Postar um comentário