O ábaco auxilia no desenvolvimento de cálculos matemáticos de
maneira prazerosa e chamativa, pois as crianças se entusiasmam com o “brinquedo”
pedagógico, com as cores e o formato respondendo positivamente à atividade
proposta.
Algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas
com o auxílio do ábaco:
- ditado de números (a criança realiza automaticamente a decomposição
dos números);
- realização das operações de adição e subtração ( a criança
experimenta o exercício de adicionar e subtrair de maneira mais significativa).
A proposta a seguir foi aplicada à alunos de 8 a 9 anos. No
começo o grupo demonstrou insegurança e receio, pois a proposta de realizar operações
matemáticas com o ábaco parecia não ser eficaz.
Primeiramente foi realizada a apresentação do material e o questionamento de como se faz sua utilização.
Explicação das posições das argolas (unidade, dezena, centena, milhar).
Primeira atividade:
Demonstre no ábaco 4 dezenas. Agora subtraia 2 dezenas e
some 4 unidades.
Essa atividade foi aplicada para que as crianças entendessem
o significado de cada cor de pecinha e sua posição (unidade e dezena).
Logo no desenrolar da primeira atividade todas crianças
começaram a se envolver, pois o “mexer” com as pecinhas coloridas representava os números de maneira mais fácil do que escrevendo no caderno.
Segunda atividade:
Maria tem 16 pirulitos. Represente no ábaco esse número.
Depois Maria deu 7 pirulitos para sua amiga Clara. Faça a subtração dessa
quantidade. Quantos pirulitos restaram para Maria?
Nesta atividade o envolvimento e o desejo de acertar o
resultado era geral. Todos manipulavam as pecinhas, tiravam daqui, colocavam
lá, até que o resultado deu certo. Todos conseguiram atingir o objetivo.
Terceira atividade:
Num determinado parque estavam brincando 20 crianças. Represente a
quantidade. Logo depois chegaram mais 16 crianças. Acrescente a quantidade.
Quantas crianças estavam no parque?
Com essa atividade as crianças disseram que era mais fácil
do que parecia realizar uma adição, e todos compreenderam o significado da quantidade de
dezena e de unidade.
Para
pensar:
Como
trabalhar com o ábaco em sala de aula contribuindo para um melhor entendimento
das quantidades?
2 comentários:
Gostaria de conhecer atividades com o ábaco aberto que possam ser realizadas com crianças de 4 e 5 anos, da Educação Infantil.
Gostaria de conhecer atividades com o ábaco aberto que possam ser realizadas com crianças de 4 e 5 anos, da Educação Infantil.
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