Home O Blog Maio Abril Março

Proposta de atividades com o uso do Ábaco.


    O ábaco auxilia no desenvolvimento de cálculos matemáticos de maneira prazerosa e chamativa, pois as crianças se entusiasmam com o “brinquedo” pedagógico, com as cores e o formato respondendo positivamente à atividade proposta.

   Algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com o auxílio do ábaco:

- ditado de números (a criança realiza automaticamente a decomposição dos números);
- realização das operações de adição e subtração ( a criança experimenta o exercício de adicionar e subtrair de maneira mais significativa).

    A proposta a seguir foi aplicada à alunos de 8 a 9 anos. No começo o grupo demonstrou insegurança e receio, pois a proposta de realizar operações matemáticas com o ábaco parecia não ser eficaz.

   Primeiramente foi realizada a apresentação do material e o questionamento de como se faz sua utilização. Explicação das posições das argolas (unidade, dezena, centena, milhar).

    Primeira atividade:

  Demonstre no ábaco 4 dezenas. Agora subtraia 2 dezenas e some 4 unidades.


    Essa atividade foi aplicada para que as crianças entendessem o significado de cada cor de pecinha e sua posição (unidade e dezena).
   Logo no desenrolar da primeira atividade todas crianças começaram a se envolver, pois o “mexer” com as pecinhas coloridas representava os números de maneira mais fácil do que escrevendo no caderno.


    Segunda atividade:

   Maria tem 16 pirulitos. Represente no ábaco esse número. Depois Maria deu 7 pirulitos para sua amiga Clara. Faça a subtração dessa quantidade. Quantos pirulitos restaram para Maria?




    Nesta atividade o envolvimento e o desejo de acertar o resultado era geral. Todos manipulavam as pecinhas, tiravam daqui, colocavam lá, até que o resultado deu certo. Todos conseguiram atingir o objetivo.

    Terceira atividade:

   Num determinado parque  estavam brincando 20 crianças. Represente a quantidade. Logo depois chegaram mais 16 crianças. Acrescente a quantidade. Quantas crianças estavam no parque?




    Com essa atividade as crianças disseram que era mais fácil do que parecia realizar uma adição, e todos compreenderam o significado da quantidade de dezena e de unidade.



Para pensar:


Como trabalhar com o ábaco em sala de aula contribuindo para um melhor entendimento das quantidades?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

DALVA KNAPP disse...

Gostaria de conhecer atividades com o ábaco aberto que possam ser realizadas com crianças de 4 e 5 anos, da Educação Infantil.

DALVA KNAPP disse...

Gostaria de conhecer atividades com o ábaco aberto que possam ser realizadas com crianças de 4 e 5 anos, da Educação Infantil.

Postar um comentário